Related products
Este é um display de 16 caracteres por 2 linhas que funciona em 5V. Texto branco sobre fundo azul. Utiliza o chipset ST7066/HD44780 de interface paralela. O código da interface está disponível gratuitamente. Você vai precisar de aproximadamente 11 pinos de entrada/saída (I/O) para fazer interface com esta tela LCD. Inclui LED backlight.
Observações: O display vai com a barra de pinos soldada, conforme mostram as fotos. Sendo assim, não é necessário fazer soldas para usar este display.
Documentação e Especificações
To make comments you must be logged in. Login.
You are not registered yet? Register Now!
fabiohelenboneti
Sent 2022-10-25 18:21:23
Sent 2022-10-25 18:21:23
Ele já vem com a barra de pinos, e se sim, vem soldada
luan.ferreira
Sent 2022-10-26 11:04:26
fabiohelenboneti
Sent 2022-10-26 11:04:26
fabiohelenboneti
Olá! Tudo bem? Infelizmente esse produto não vai com a barra de pinos. Sendo assim, é necessário adquirir a barra de pinos separadamente.
notiongame
Sent 2019-05-23 19:19:07
Sent 2019-05-23 19:19:07
Testei com o backlight ligado, ajustei o contraste e o texto está com lestras brancas e bem nítidas. Mesmo sem o backlight o texto teria que está aceso em branco ? Ou muda de cor ? Porque no meu fica quase todo apagado.
Giovanni5
Sent 2019-05-24 12:37:53
notiongame
Sent 2019-05-24 12:37:53
notiongame
O texto deste display Branco no Azul, será sempre de cor branca, independente de estar com backlight ligado ou não. Esse é um comportamento normal de displays LCD, sem o backlight o texto mostrado fica quase apagado, mesmo com o ajuste do contraste, portanto, isso não é um defeito da peça.
notiongame
Sent 2019-05-23 15:22:42
Sent 2019-05-23 15:22:42
Oi! Tenho um LCD 16x2 5V Branco no Azul, com módulo I2C, mas só consigo enxergar o texto com o backlight ligado. Quando apago o backlight o texto fica esmaecido bem apagadinho, quase não dá para enxergar. Já ajustei o contraste e nada. Pode ser defeito do mesmo ? Obrigado.
Giovanni5
Sent 2019-05-23 17:14:42
notiongame
Sent 2019-05-23 17:14:42
notiongame
Talvez a iluminação ambiente esteja influenciando no brilho do display sem o backlight . Entretanto, é normal que o brilho fique baixo sem a luz de fundo, portanto, teste o display, utilizando o backlight, para determinar se o display está com defeito.
farleybs
Sent 2018-01-11 17:52:58
Sent 2018-01-11 17:52:58
Olá! Estou conectando meu display a mais ou menos 1 metro e meio da minha placa arduino. Quando compilo o programa aparece normal as informações, depois de algum tempo ele começa a aparecer uns caracteres estranhos, e começa a ficar piscando algumas coisas como se tivesse perdido o sinal. Quando conecto o display na protobord e faço o teste funciona perfeitamente. Já testei outro display. Para ligar o display nessa distancia estou usando cabo de rede, pois não encontrei cabo para ligar nessa distância. Gostaria que alguém me ajudasse com esse detalhe? O programa roda normal, somente as informações é que não aparecem.
Francois
Sent 2018-01-11 18:29:05
farleybs
Sent 2018-01-11 18:29:05
farleybs
Você verificou se não há algum mau contato nas conexões? Ruídos na alimentação e/ou na comunicação podem provocar a exibição de caracteres diferentes. Veja também há algum evento externo que coincide com a aparição desses caracteres, por exemplo quando se liga um motor nas proximidades ou no mesmo circuito.
farleybs
Sent 2018-01-12 09:26:52
farleybs
Sent 2018-01-12 09:26:52
farleybs
Todas as conexões no display estão soldadas, ligadas na protoboard e da protoboard direto no Arduino. Não tem nenhuma interferência de motor perto. A falha acontece pouco depois de carregar o programa. Realizei um teste ligando outro display direto na protoboard, e não apresentou falhas. Estou suspeitamos que possa ser o Cabo de rede que utilizei, que por ser "trançado" apresente o problema. Teria a especificação de um cabo indicado para utilização nessa ligação, ou o Cabo de rede atende?
ViniDj
Sent 2018-01-12 09:42:16
farleybs
Sent 2018-01-12 09:42:16
farleybs
Pode ser algo do gênero, algo que você pode tentar é a ligação com cabos separados ou mesmo flatcables. De toda forma, por ser de uma potência relativamente baixa, há uma distância dessa pode ser que hajam interferências.
luismala
Sent 2016-03-04 22:13:55
Sent 2016-03-04 22:13:55
Ola Vini, andei procurando exemplos de como fazer um contador de passagem de objetos utilizando este LCD e um sensor LDR. Quando a luz de um led é bloqueada por um objeto o sensor deixa de receber a luz informando o arduino, e com isso é acrescentado +1 na contagem apresentada no LCD.. se for possivel gostaria de saber como fazer o sketch para isso.
ViniDj
Sent 2016-03-05 09:35:44
luismala
Sent 2016-03-05 09:35:44
luismala
Você pode usar uma rotina condicional if após a leitura do sensor, e nesse if você faz com que o contador seja incrementado caso a luminosidade baixe, por exemplo.
vrent
Sent 2015-07-12 14:12:44
Sent 2015-07-12 14:12:44
Consigo usar mais de um LCD em um único Arduino?
ViniDj
Sent 2015-07-13 09:00:54
vrent
Sent 2015-07-13 09:00:54
vrent
Do modo convencional, ou seja, ligando todos os fios e usando o LCD pela ligação paralela, provavelmente não, porém se você usar, por exemplo, um módulo I2C ou algo do gênero, que possibilite uma comunicação serial entre Arduino e LCD, provavelmente sim.
vrent
Sent 2015-07-13 12:04:27
vrent
Sent 2015-07-13 12:04:27
vrent
O que eu quero é exibir mensagens diferentes em cada display.
ViniDj
Sent 2015-07-13 12:15:37
vrent
Sent 2015-07-13 12:15:37
vrent
Havendo uma interface digital você provavelmente consegue enviar para cada display um texto diferente.
PHBDUQUE
Sent 2015-07-11 21:21:23
Sent 2015-07-11 21:21:23
Olá, gostaria de tirar uma dúvida... Adquiri esse LCD mais um arduino r3 e outros componentes aqui, estou com um projeto em mente de usar o LCD, um LM35 e um cooler, posso ligar os 3 no Arduino sem ter problemas de queimar o arduino?( para o cooler usarei o circuito de proteção e o de ativação devido o seu consumo de corrente) não sei exatamente quanto o LCD consome e nem qual o máximo que o Arduíno pode fornecer ao todo. Desde já agradeço ;) Abrçs
ViniDj
Sent 2015-07-13 08:59:51
PHBDUQUE
Sent 2015-07-13 08:59:51
PHBDUQUE
O maior problema seria o cooler, porém aparentemente você já o resolveu com o circuito de proteção, então não há problema, você pode ligar tudo isso no mesmo Arduino.
PHBDUQUE
Sent 2015-06-25 00:18:10
Sent 2015-06-25 00:18:10
Fiz uma simulação ligando o LCD no Arduíno no site 123D.circuits conectei os pinos de acordo com o site comofazerascoisas que controlava totalmente o brilho do LCD, porém quando programei apareceu tudo certo só q no circuito havia dizendo q o LCD estava com sobrecarga de corrente, no real o que posso fazer para não correr esse risco e acabar queimando o LCD? Agradeço.
ViniDj
Sent 2015-06-25 09:12:29
PHBDUQUE
Sent 2015-06-25 09:12:29
PHBDUQUE
Ligando o LCD no Arduino você dificilmente vai queimá-lo por sobrecarga. Os LCDs que vendemos possuem resistores inclusive no LED do backlight, portanto nem pra isso você precisaria ligar resistores para baixar a corrente. De toda forma, sugiro que siga o tutorial oficial do site do Arduino, ao invés de seguir tutoriais de outros sites. Os tutorais fornecidos por eles são totalmente confiáveis. Segue o link de um exemplo: https://www.arduino.cc/en/Tutorial/LiquidCrystal
Danrley
Sent 2015-06-11 08:56:04
Sent 2015-06-11 08:56:04
Tem como fazer uma frase ficar passando igual uma animação?
ViniDj
Sent 2015-06-11 10:02:31
Danrley
Sent 2015-06-11 10:02:31
Danrley
Sim, basta utilizar loops na programação, como a rotina for.
alissoneear
Sent 2014-11-06 19:23:48
Sent 2014-11-06 19:23:48
Previsão ainda continua sendo para segunda semana de novembro?
ViniDj
Sent 2014-11-06 19:25:13
alissoneear
Sent 2014-11-06 19:25:13
alissoneear
Sim, é o que tudo indica.