Precisando de uma placa pequena e simples para seu projeto? Esta é a Digispark com ATtiny85, uma placa do tamanho de uma moeda que possui 6 pinos disponíveis e conector USB e regulador de tensão integrado. O chip ATtiny85 possui 8k de Memória Flash, suficiente para projetos de pequeno porte.
Veja abaixo as funcionalidades de cada um dos 6 pinos disponíveis:
- P0: PWM / MOSI / AREF / SDA
- P1: PWM / MISO
- P2: ADC / SCK
- P3: ADC / USB+
- P4: ADC / PWM / USB-
- P5: ADC
Para programar essa placa pela IDE do Arduino, os procedimentos são um pouco diferentes do comum. Siga os seguintes passos:
- Não conecte a placa no computador até ser informado que você deve conectar
- Baixe e instale o driver da placa clicando aqui - dentro do arquivo ZIP existirá os arquivos para instalação do driver. Para sistemas de 32bits use o arquivo Install Drivers; para sistemas de 64bits use o arquivo DPinst64.
- Abra a IDE do Arduino, vá em Arquivo > Preferências e digite a seguinte frase em URLs Adicionais para gerenciadores de Placas:
https://digistump.com/package_digistump_index.json - Acesse Ferramentas > Placa > Gerenciador de Placas. Aguarde o carregamento finalizar e no TIPO escolha Contribuído. Clique na opção Digistump AVR Boards by Digistump e clique em Instalar.
- Acesse Ferramentas > Placa > Digispark (Default - 16.5mhz)
- Para gravar o primeiro código de exemplo, vá em Arquivo > Exemplos > Digispark_Examples > Start
- Ainda sem conectar a placa clique em Carregar
- Quando o console da IDE mostrar a mensagem Plug in device now... CONECTE a placa. Dentro de poucos instantes ela será gravada e aparecerá no console a mensagem Micronucleus done. Thank you!
- Você deverá ver um LED piscando na placa!
Documentação e Especificações
To make comments you must be logged in. Login.
You are not registered yet? Register Now!
CLEITSI
Sent 2024-08-08 12:19:01
Sent 2024-08-08 12:19:01
Olá, a tensão de operação dessa placa é de 2.7 à 5.5V ou apenas 5V? Tenho um projeto que deve funcionar com 3.3V. Nesse projeto eu desabilito o pino reset do Attiny85 para utiliza-lo como i/o, é possível fazer nessa placa? Faço isso através do gravador usb isp.
carlos.oliveira
Sent 2024-08-08 12:39:34
CLEITSI
Sent 2024-08-08 12:39:34
CLEITSI
Olá! A tensão de operação dessa placa é de apenas 5 V. Você pode usar o pino de reset como I/O, uma vez que ele não está ligado nos pinos da USB da placa.
pr2013com
Sent 2022-02-07 13:53:42
Sent 2022-02-07 13:53:42
Ola! É possivel fazer ele funcionar com o clock de 1mhz? Ou algo inferior ao clock padrão
Giovanni5
Sent 2022-02-07 15:10:44
pr2013com
Sent 2022-02-07 15:10:44
pr2013com
Sim, isso deve ser possível, desde que seja gravado o bootloader para operar nesta frequência de clock.
claudiobispo
Sent 2021-12-27 16:47:36
Sent 2021-12-27 16:47:36
boa tarde! Tem coo alimentar a placa sem ser pela USB? Grato
Giovanni5
Sent 2022-01-04 09:01:39
claudiobispo
Sent 2022-01-04 09:01:39
claudiobispo
Sim, é possível alimentar a placa com uma tensão de 9V (recomendada) pelo pino VIN lateral da placa.
wallace0x7d0
Sent 2020-11-26 21:06:09
Sent 2020-11-26 21:06:09
meu digispark as vezes digita os comandos no pc alvo, as vezes não e preciso ficar reconectando até começar a executar os comandos. Como resolvo?
Giovanni5
Sent 2020-11-27 08:15:04
wallace0x7d0
Sent 2020-11-27 08:15:04
wallace0x7d0
O que você quer dizer com "digita os comandos no pc alvo"? Você está tentando exibir informações no monitor serial com essa placa? Se sim, isso não será possível, pois diferentemente de outras placas da plataforma Arduino, as placas baseadas no ATtiny85 não costumam usar um conversor USB-UART para a comunicação serial, e sim um circuito para V-USB, que não é compatível com esse tipo de função.
wallace0x7d0
Sent 2020-11-27 09:43:09
wallace0x7d0
Sent 2020-11-27 09:43:09
wallace0x7d0
como assim comunicação serial do monitor? estou carregando comandos nele pelo arduino IDE e plugando via USB, mas as vezes ele executa os comandos e as vezes não. Os comandos peguei do arduino exemplos na IDE, ou seja era pra funcionar sempre.
Giovanni5
Sent 2020-11-27 10:17:56
wallace0x7d0
Sent 2020-11-27 10:17:56
wallace0x7d0
Nós recebemos o seu e-mail, e continuaremos com o suporte através daquele canal.
avakher
Sent 2019-09-20 14:16:11
Sent 2019-09-20 14:16:11
Boa tarde. Por favor, poderia informar a resolução da saída/entrada ADC. Se são 8 bits ou 10 bits. Obrigado.
Giovanni5
Sent 2019-09-20 14:49:51
avakher
Sent 2019-09-20 14:49:51
avakher
Os pinos ADC do microcontrolador ATtiny85 (P2 à P5) possuem uma resolução de 10 bits.
avakher
Sent 2019-08-28 20:44:02
Sent 2019-08-28 20:44:02
Boa noite. Nesta placa posso conectar o módulo HC-05 (bluetooth)? Obrigado.
Giovanni5
Sent 2019-08-29 09:43:58
avakher
Sent 2019-08-29 09:43:58
avakher
Sim, é possível conectar a Digispark ATtiny 85 ao módulo Bluetooth HC-05, entretanto, por ela não ter saídas de Hardware Serial, é necessário utilizar uma conexão através de Software Serial.
wagner4
Sent 2019-03-05 12:29:56
Sent 2019-03-05 12:29:56
Você disse: "Para as placas que nós fabricamos, já deixamos ligadas por anos e nunca tivemos problemas." Está se referindo à essa plaquinha Attiny85 e o regulador 78L05? Está considerando que o AtTiny poderá estar alimentando componentes externos conectados aos seus pinos, como LEDs por exemplo, e isso aumentará substancialmente a corrente através do 78L05? O AtTiny85 a 16MHz e 5V consome em torno de 5mA, cada pino de I/O do AtTiny pode fazer drive ou sink de até 15mA, se usando alguns LEDs nessa configuração e com 12Vdc alimentando a placa, a dissipação no 78L05 pode chegar perto de 400mW, isso para um SOT23 pode ser crítico. É bom sempre recalcular a potência dissipada no 78L05.
Francois
Sent 2019-03-06 18:34:55
wagner4
Sent 2019-03-06 18:34:55
wagner4
Sim, a utilização de componentes externos pode sobrecarregar o regulador de tensão da placa, por isso é recomendado dimensionar os circuitos para uma potência baixa. LEDs podem ser usados em até 5 mA para diminuir a corrente, mas também pode-se diminuir a tensão de entrada (por exemplo para 7 V) ou usar uma fonte ou regulador de tensão dedicado para o restante do circuito.
allanveiga.g
Sent 2019-02-22 19:10:04
Sent 2019-02-22 19:10:04
Olá, tem um tipo de eu programar essa placa usando meu celular ?
ViniDj
Sent 2019-02-22 19:30:54
allanveiga.g
Sent 2019-02-22 19:30:54
allanveiga.g
Infelizmente desconhecemos uma forma de gravar esta placa pelo celular.
joao.victorvlt
Sent 2018-09-18 16:10:45
Sent 2018-09-18 16:10:45
Pode alimentar a placa com 12 v ??
Francois
Sent 2018-09-18 16:20:43
joao.victorvlt
Sent 2018-09-18 16:20:43
joao.victorvlt
Sim, você pode alimentar essa placa com 12 V pelo pino Vin. Contudo, quanto menor a tensão de entrada (mínimo de 7 V), melhor será o desempenho do regulador, pois ele produzirá menos calor.
joao.victorvlt
Sent 2018-09-18 19:25:46
joao.victorvlt
Sent 2018-09-18 19:25:46
joao.victorvlt
Mas o aquecimento é continuo? para o projeto que preciso ele ficara ligado durante dias, semanas, meses continuamente.. não tem problema?
ViniDj
Sent 2018-09-18 20:08:08
joao.victorvlt
Sent 2018-09-18 20:08:08
joao.victorvlt
O componente irá esquentar até certo ponto e permanecer em tal temperatura enquanto ligado. Para as placas que nós fabricamos, já deixamos ligadas por anos e nunca tivemos problemas. Se o fabricante dessa placa utilizou bons componentes e dimensionou as trilhas corretamente, acredito que não terá problemas.