A Placa Leonardo é baseada no chip ATmega32u4. Esta placa possui 20 pinos digitais de entrada/saída de dados, dos quais 7 podem ser usados como saída PWM e 12 podem ser usados como entradas analógicas. Ela possui um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão Micro USB, um conector DC P4 para conexão de fonte externa, conector para ICSP, e um botão reset. Possui toda circuitaria necessária para fazer o microcontrolador funcionar; simplesmente conecte o cabo micro USB ou alimente a placa via fonte externa e utilize da forma mais conveniente.
Esta placa se difere de todas as outras pelo fato de o chip ATmega32u4 possuir interface de comunicação USB já no chip, sem precisar de um chip FTDI ou um outro microcontrolador para simular esta função. Isto permite uma funcionalidade muito interessante: o Leonardo pode ser reconhecido pelo computador como um mouse ou um teclado, ele pode simular estas funções facilmente - quando a placa é conectada, é reconhecida como HID (human interface device).
Principais Diferenciais para a Placa UNO:
- 1 - Portas de Saída Analógica (PWM): 3, 5, 6, 9, 10, 11 e 13 - PWM com resolução de 8-bits;
- 2 - Portas de Entrada Analógica: A0 até A5 (nos pinos regulares, que todas as placas Arduino possuem), A6 até A11 (nos pinos digitais 4, 6, 8, 9, 10 e 12 - apenas configure como entrada analógica no setup de seu programa).
- 3 - O Leonardo aparecerá em seu computador como um teclado e mouse genéricos, e é possível controlar estes dois dispositivos pela placa utilizando as classes Keyboard e Mouse.
- 4 - Para programar esta placa, selecione em TOOLS > BOARD: Arduino Leonardo.
Especificações