Como utilizar uma Protoboard
![](/upload/tutoriais/17_header_pt_H.jpg)
![Descricao Breve da Imagem](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-tutoriais/17/protoboard_400.png)
Como dissemos acima, a grande mágica das protoboards é a possibilidade de montar, desenvolver e testar diversos circuitos eletrônicos, tudo sem ter que soldar os componentes. Sendo assim, se você não tem certeza de como um determinado circuito irá se comportar durante seu funcionamento, a protoboard é o lugar mais recomendado para montar este circuito e efetuar todos os testes necessários. Uma oura utilização muito comum é interligar sensores e circuitos integrados (CIs) aos diversos microcontroladores disponíveis como, por exemplo, o Arduino.
Antes de começarmos a montar os circuitos em nossas protoboards, precisamos conhecer as áreas disponíveis na protoboard e entender como elas funcionam. Na imagem abaixo temos as três áreas disponíveis nas protoboards, a área para montagem de CIs (parte central da protoboard), a área para distribuição da alimentação elétrica (duas linhas superiores e inferiores) e a área para montagem dos componentes (colunas). As linhas azuis representam as ligações internas da protoboard, ou seja, internamente elas já estão interligadas.
![Ligações internas da protoboard](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-tutoriais/17/ligacoes_internas_protoboard.png)
Agora que sabemos como a protoboard funciona, vamos a montagem do nosso primeiro circuito. Para montarmos este circuito, iremos precisar dos seguintes componentes:
- 1 x LED;
- 1 x Resistor de 300Ω;
- 1 x Chave Momentânea (PushButton);
- Jumpers Premiun MM;
- 1 x Fonte de Alimentação de 5V (Pode ser o Arduino).
![](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-tutoriais/17/simbologia.png)
Uma técnica de montagem é seguir uma sequência. Para montar este circuito, faremos da seguinte forma:
- Primeiro colocaremos o LED com o anodo (positivo) virado para o lado que conectaremos os 5V; Para identificar o anodo do LED, basta verificar o maior terminal do componente.
- Na mesma coluna do catodo (negativo) do LED ligaremos um dos terminais do resistor;
- Para finalizar, ligaremos o botão na mesma coluna do outro terminal do resistor e, por fim, ligamos o botão ao GND.
ATENÇÃO:
Verifique todas as conexões antes de energizar o circuito! Este procedimento é extremamente importante para se evitar curto-circuitos e possíveis danos aos componentes eletrônicos.
![](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-tutoriais/17/circuito_protoboard.png)
Agora que já sabemos como montar circuitos na protoboard, que a verdadeira diversão com os componentes eletrônicos comecem! Caso deseje aprimorar seus conhecimentos, recomendamos um de nossos produtos o Arduino Kit Iniciante composto por uma série de experiências interessantes, que além de explorar a montagem dos circuitos eletrônicos também nos ensina como programar uma das plataformas de desenvolvimento mais utilizadas no mundo, o Arduino.