Franzininho - Primeiros Passos
Introdução
Em parceria com Fábio Souza, a Franzininho DIY chegou à RoboCore para compor o elenco de placas da plataforma Arduino fabricadas no Brasil. Ela foi desenvolvida com o intuito de ensinar pessoas a soldar e programar, em cursos presenciais ministrados por seu criador. Porém, infelizmente, não são todas as pessoas que podem participar deste curso presencial, e aprender como programar a placa já soldada.
Portanto neste tutorial ensinaremos como gravar o bootloader no ATtiny85 da placa, e como carregar um código para ela como Arduino Gemma.
Lista de Materiais
Lista completa de produtos
comprarCabo USB AB 1.50m
Franzininho DIY
BlackBoard UNO R3
Jumper Premium 10cm Macho-Fêmea - 40 Unidades
Gravação de Bootloader
Para que possamos gravar o bootloader na Franzininho já soldada, monte o circuito a seguir. Caso ainda não tenha soldado a sua placa, siga as instruções deste vídeo.
Com o circuito montado, baixe o arquivo do bootloader a seguir. Então descompacte o arquivo e abra o Sketch trinketloader.ino contido na pasta.
Trinket BootloaderCom o código aberto na Arduino IDE, carregue-o para a sua placa gravadora (BlackBoard UNO), e então abra o monitor serial com a velocidade de 9600 bps. Com o monitor aberto, será exibida a seguinte mensagem.
Com essa mensagem na tela, digite "G" na caixa de texto e pressione o botão "Send" no monitor serial, ou o botão "Enter" em seu teclado. Após o envio desse comando, serão retornadas algumas informações sobre a assinatura do microcontrolador, sobre o antigo bootloader do ATtiny85, e que o bootloader foi gravado corretamente, como na imagem a seguir.
Gravando o "Blink" na Placa
Agora que o bootloader da placa já está gravado, temos que instalar o driver em seu computador. Para isso, siga os passos de nosso tutorial Instalando o Driver da Franzininho.
Com a instalação do driver concluída, temos que configurar a Arduino IDE corretamente para a gravação do código. Primeiramente devemos selecionar o modelo de placa correto, através da opção Arduino Gemma, como na imagem abaixo.
Com o modelo de placa selecionado, temos que alterar o programador da Arduino IDE, para que o código possa ser gravado corretamente no microcontrolador da placa. Para isso, basta alterar essa opção para USBtinyISP, como na imagem a seguir.
Agora que o modelo da placa e o programador estão corretamente selecionados, abra o exemplo "Blink" da Arduino IDE, seguindo os passos da imagem abaixo.
Com o exemplo aberto e com a Arduino IDE devidamente configurada, pressione o botão para carregar o código para a placa. Vale lembrar que a Franzininho DIY, por não possuir um conversor USB/UART, não é reconhecida como uma porta COM, portanto não é necessário selecionar esta configuração na Arduino IDE. Durante a compilação do código, pressione o botão de reset da placa e observe que o LED1 irá piscar durante alguns segundos. Após a gravação do código, a Arduino IDE exibirá uma mensagem de sucesso na gravação, como na próxima imagem.
Juntamente com a mensagem de gravação do código, será possível observar o LED1 da placa piscar com intervalos de um segundo, como no GIF abaixo.
Indo Além
Agora que já aprendemos como programar a Franzininho DIY, que tal expandirmos as possibilidades desta placa e simular uma aplicação real? Em nosso tutorial Franzininho - Controle do Relé Serial, ensinamos como utilizar esta placa para acionar lâmpadas através do módulo Relé Serial.
Solução de Problemas
Mensagem de Erro: "Reading signature:FFFF"
Caso o monitor serial apresente essa mensagem de erro, revise as conexões do circuito elétrico. É possível que você tenha algum erro na conexão dos pinos da Franzininho.
Mensagem de Erro: "avrdude: ser_open(): can't open device "\\.\COMX""
Se a Arduino IDE retornar essa mensagem de erro, abra a opção de "Ferramentas" da IDE e altere o programador da placa para USBtinyISP. Caso a seleção do gravador esteja correta, verifique a seleção do modelo de placa, que deve ser Arduino Gemma.
Mensagem de Erro: "Error: Could not find USBtiny device (0x00/0x00)""
O bootloader da placa não foi ativado para a gravação. Tente de novo, e lembre-se de apertar o botão de reset da placa durante a compilação do código.