Alguma vez você ficou pensando em como funciona os postes de iluminação pública? Neste tutorial mostraremos de uma forma bem simples como medir a intensidade de luz em um ambiente e caso esteja escuro, acender uma lâmpada. Para este experimento serão neccessários os seguintes itens:
Primeiramente precisamos saber o que é um LDR. LDR, do inglês Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz, é um sensor que varia sua resistência conforme a intensidade de luz. Quanto mais luz, menor sua resistência. Porém o LDR não fornece uma leitura da quantidade de LUX em um ambiente, somente consegue fornecer a informação se está claro ou escuro.
Como o LDR varia sua resistência de acordo com a intensidade da luz, iremos utilizar uma porta analógica do Arduino para ler esta variação. Para fazermos isso, montaremos um divisor de tensão com um resistor de 10kΩ.
Na entrada analógica do Arduino quando aplicada uma tensão de 5V, máxima permitida, a leitura será de 1023. Esta condição é praticamente a mesma quando o sensor estiver em um ambiente muito claro, sua resistência será muito baixa e quase toda a tensão de 5V será aplicada na porta analógica, que apresentará uma leitura no pino analógico próximo de 1023. Caso a resistência do LDR seja exatamente a mesma que a do resistor, a leitura será de 512. E quando houver pouca luz no sensor, sua resistência será muito alta fazendo com que a queda de tensão sobre o sensor seja muito grande, chegando uma tensão muito baixa no pino analógico, apresentarando uma leitura no próximo de 0.
Agora que sabemos como o LDR funciona, vamos montar o circuito conforme esquema de montagem acima para descobrirmos a faixa de leitura de acordo com a iluminação do ambiente. O código abaixo é bem simples, ele fará a leitura do LDR conectado ao pino A0 e enviará este valor para o monitor serial. Quando este valor for maior que 500 (ambiente escuro) o relé conectado ao pino 2 será acionado acendendo a lâmpada.